A Banda mais Bonita da Cidade – Crowdfunding

O Crowdfunding é uma das formas mais inovadoras para captar recursos para tirar as ideias do papel. Uma das campanhas mais charmosas e de sucesso é a campanha “A Banda mais Bonita da Cidade” que captou mais de R$ 50  mil para gravar seu primeiro DVD.

“A Banda Mais Bonita da Cidade nasceu em 2009 da vontade de reinterpretar as canções que amava. Teve sua carreira propagada em 2011 após publicar na internet seu vídeo “Oração” (um dos mais vistos em todo o mundo, com mais de 15 milhões de visualizações) e gravou seu primeiro disco pelo sistema de crowdfunding (ajudando a difusão do conceito de Financiamento Coletivo e destacando a banda pelo empreendedorismo em sua gestão). ” Fonte: http://abandamaisbonitadacidade.art.br

Vejam  o vídeo original que já conta com mais de 20 milhões de visitas.

a-banda-mais-bonita-da-cidade-youtube

“Do anonimato à fama nacional foi questão de cliques. Será que a origem de tudo e do astral dos músicos está na casa onde o videoclipe foi gravado?

O imóvel fica em Rio Negro, no Paraná. Tão rápido quanto os fãs de “Oração”, vieram também as paródias e as críticas à banda – tudo na velocidade da internet.

“Acho que a gente lida de uma maneira tranquila com isso. Chegam muito mais as coisas incrivelmente positivas do que as negativas. E as negativas são quanto ao clima. As pessoas acham que somos felizes demais”, diz Uyara Torrente, a vocalista do grupo.”

Fonte: http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2011/05/banda-mais-bonita-da-cidade-volta-ao-casarao-do-clipe-fenomeno-da-web.html

Entrevista da Globo.

Campanha de Crowdfunding

Vejam a campanha no Catarse que mostra o primeiro financiamento coletivo para o primeiro DVD.

a-banda-mais-bonita-da-cidade-catarse-musicas

https://www.catarse.me/pt/oracao

“O terceiro colocado dispensa apresentações. A Banda Mais Bonita da Cidade inovou no Catarse e em vez de fazer captação para o seu primeiro álbum, emplacou uma campanha individual para cada uma das faixas a serem gravadas no disco. O público decidiu as músicas que entraram no disco. Das 12 propostas de faixas musicais, apenas uma ficou de fora. No total, foram arrecadados R$51.011,00 com ajuda de cerca de 900 pessoas. Quer ouvir e baixar o disco? Confere aqui ó

Fonte: http://blog.catarse.me/os-10-mais-arrecadao/

Do anonimato para a fama – Google Trends

Adoro usar o Google Trends para compreender as dinâmicas de busca. Notem que o PICO de busca acontecem em Maio/2011 quando saiu no Fantástico. Porém, comparando com a busca “musica popular” podemos notar que se tornou um SUCESSO PERMANENTE.

a-banda-mais-bonita-da-cidade-google-trends

 

Músicas e bastidores

Querem saber? Acabei ficando fã da banda. Não apenas pelas músicas, mas pelas estratégias de usarem bem os recursos disponíveis.

Os bastidores das gravações.

 

Marcio Okabe

Deixe uma resposta